X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Nós ligamos para Você!

Aguarde, enviando contato!
X

Deseja trabalhar conosco?

Aguarde, enviando arquivo!
X

Newsletter!

Aguarde, Cadastrando!

Topo

MENU

Seguro Online - Fique de olho nas Pegadinhas

Cuidado com os Seguros Online

Por Flavio Moreira dia em Blog

Seguro Online - Fique de olho nas Pegadinhas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Seguro Online - Fique de olho com as Pegadinhas

Quando o tema é a quantidade de pessoas conectadas à internet, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Desde que se disseminou mundo afora, a internet influencia todos os aspectos da vida: da comunicação interpessoal aos relacionamentos e, naturalmente, a maneira de fazer qualquer negócio, a compra de um livro, de roupas, de carros e de seguros. Um estudo global divulgado pela consultoria Capgemini aponta que 95% dos consumidores brasileiros buscam informações na internet antes de comprar de um carro. Fazem o mesmo que 94% dos consumidores de países como China, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, entre outros, que afirmam fazer uma pesquisa na web antes da compra. Com seguros não é diferente. Segundo o Google Brasil cerca de 72,3% das pessoas que possuem seguros de automóveis têm internet e 69,4% das pessoas que possuem seguro de saúde, também. E mais: 44% das pessoas fazem pesquisa online antes de contratar um seguro.

Os inegáveis benefícios e inovações que a internet trouxe foram acompanhados de riscos como fraudes e de oportunidades para pessoas mal-intencionadas, em qualquer segmento, e o mercado de seguros, de novo, não é exceção. A internet é uma das ferramentas encontradas pelos corretores de seguros e seguradoras para aumentar a velocidade nas suas operações e ampliar seu campo de atuação, ganhando de competitividade. Comprar um seguro não é como comprar uma TV ou outros produtos de massa pela internet. São tantas cláusulas em um contrato de seguro e tantas variáveis que quase não existe um seguro igual ao outro. Seguro não é um produto padronizado.

Lógico que as corretoras de seguro precisam ter presença na internet, mas a venda de seguros exclusivamente online, sem a orientação de um profissional especializando está trazendo uma série de dissabores tanto para os consumidores, quando para as corretoras sérias do mercado. Corretoras 100% online vendem produtos na vitrine e dão margem para contratar errado.

Quando o tema é seguros a especialização é fundamental, quem compra errado corre o risco de ter um produto abaixo de suas necessidades e, em médio prazo, uma relação custo/benefício ruim. O mesmo acontece ao comprar seguros em instituições não especializadas como bancos, redes de varejo, supermercados, agências de viagens, cooperativas, associações profissionais ou de classe e uma série de outras empresas que também “comercializam” seguros.

Cuidados ao comprar seguro

Para evitar dissabores no futuro a compra de seguros exige diversos cuidados. A maioria da população não é especialista em seguros e contratar sozinha pode ser complicado.

O maior problema é contratar errado priorizando o menor preço e não as reais necessidades de uso e mentir sobre o perfil também para reduzir o prêmio.

Um estudo aponta que é bastante comum pessoas que têm perfil de maior risco dizendo, por exemplo, que vão fazer o seguro em nome mãe. Online isso é muito fácil, o cliente preenche o formulário em nome da mãe, com a idade dela, afirmando que a principal motorista. Ou afirma morar em outra cidade cujos seguros são mais baratos do que em São Paulo entre outras, ou ainda, diz que só usa o carro para lazer quando na verdade o uso é misto comercial/lazer e, de fato, contrata um seguro mais barato e acha que fez um bom negócio.

Os dissabores começam quando ocorre um sinistro e a seguradora descobre que as informações eram enganosas. Aliás, ao analisar o sinistro, quando as seguradoras constatam que a origem daquela apólice é online, luzes de alerta já ascendem.

No caso de informações falsas ou enganosas, legalmente, as seguradoras não precisam pagar a indenização e elas verificam antes de pagar o prêmio. Em todas as apólices há o alerta de que a idoneidade das informações são de responsabilidade do contratante.

Sem falar que a maioria dos sites de venda de seguros online, escondem muitas "pegadinhas", eles não informam que o seu Seguro não tem cobertura contra um sinistro parcial, ou seja, uma batida, entre outros....

Nos Seguros Online sempre vai haver algo que uma consultoria especializada não deixaria de lhe falar, de orientar.

E quando você tiver um sinistro? Vai procurar quem? O site? Quem irá lhe ajudar na regulação desse procedimento?

Disseminação perigosa

Além da disseminação das vendas de seguro online, empresas não especializadas também comercializam proteção veicular como se fosse Seguro e o consumidor deve ficar atento. A Superintendência de Seguros Privados- Susep (www.susep.gov.br), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros alerta para a ilegalidade que cooperativas e associações cometem ao oferecer proteção automotiva. A entidade recomenda que os donos de carros leiam com atenção o contrato e consultem, no endereço (http://www.susep.gov.br/menuatendimento), o nome da seguradora para saber se ela está autorizada a prestar esse tipo de serviço. Desde 2008, mais de 30 associações foram multadas por atuação irregular.

Os principais atrativos dessas “empresas” são os preços baixos muito abaixo do mercado. O consumidor esquece (ou faz questão de esquecer) que “não existe almoço grátis” e como este negócio jurídico é completamente ilícito, quando precisar este consumidor não tem a quem recorrer. São empresas que abrem com a mesma velocidade com que fecham, pois, seus proprietários não conseguem pagar as indenizações e os “consumidores associados” ficam com o prejuízo até por que a própria Susep e outros órgãos fiscalizadores demoraram a atuar contra estas empresas.

Além de consultar um consultor de seguros, tirar todas as dúvidas com ele, pesquisar em corretoras, verificar na Susep se a seguradora/corretora tem autorização para funcionar como tal, checar as reclamações contra a empresa, ler com atenção a apólice, entender as coberturas.

“Seguro não é só uma questão de preço".

A ConfiaX Seguros lhe oferece uma consultoria técnica especializada, além de fornecer as cotações rapidamente, cotando em todas as maiores e melhores Seguradoras do País e entendendo as necessidades do cliente.

É sempre bom lembrarmos daquele ditado: "É melhor prevenir do que remediar".

Cuidado com esses sites de Seguro Online que oferecem preços muito vantajosos, onde as coberturas são poucas e os benefícios são quase zero.

A ConfiaX Seguros está acompanhando as tendências tecnológicas sem abandonar o cuidado e zelo que devemos ter com o nosso cliente.

É Gente cuidando de Gente!!

Consulte a Confiax Seguros e obtenha as melhores condições do mercado.

A ConfiaX Seguros atua em todo os Estados brasileiros.

Faça seu Seguro Auto, Residencial, Vida, Viagem, Empresarial, Condomínio, Risco de Engenharia, Caminhão, Odontológico, Estagiário, Fiança Locatícia entre outros com a ConfiaX Seguros.

(31)3658-6446

(31)3657-6447

Curta a ConfiaX no facebook: www.facebook.com/ConfiaxSeguros

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

Seguro Auto para Uber, 99, Cabify - Transporte por Aplicativo

Seguro Auto para Uber, 99, Cabify -...

Confira essa novidade!!!!

IR PARA O POST!
Faça sua cotação Seguro Auto - Online!!

Faça sua cotação Seguro Auto -...

Compromisso menor preço - melhores...

IR PARA O POST!