Tudo o que você precisa saber para declarar um imóvel no Imposto de Renda 2025

"Vendeu ou alugou um imóvel em 2024? Então, você precisa informar isso na sua declaração do Imposto de Renda."

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  • Redação Confiax

    Redação Confiax

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  • 02 de Abril de 2025

Vendeu ou alugou um imóvel em 2024? Então, você precisa informar isso na sua declaração do Imposto de Renda.

Mas calma, não precisa se preocupar ! Neste artigo você vai aprender como é simples realizar essa declaração.

1. Informe o Imóvel em "Bens e Direitos"

Abra o programa da Receita ou acesse a versão online e vá até a ficha “Bens e Direitos". Lá, você deve preencher:

Código do bem: Escolha o que corresponde ao tipo de imóvel (36 para casa, 37 para apartamento, 38 para terreno, etc.).
Situação do imóvel: Informe se ele era próprio, recebido por herança, usufruto, entre outros.
Valor declarado: Use o valor venal do IPTU ou um valor de mercado realista para evitar questionamentos da Receita.

2. Alugou o Imóvel? Declare os Rendimentos!

Se você recebeu aluguel pelo imóvel em 2024, é necessário informar esses rendimentos na ficha Rendimentos Tributáveis.

Ah, e você pode deduzir algumas despesas, como:
Condomínio e IPTU pagos pelo proprietário;
Reformas comprovadas;
Taxas de administração de imobiliárias.

3. Como Declarar a Venda do Imóvel

Se você vendeu o imóvel, siga esse passo a passo:
Calcule o ganho de capital: Ele é a diferença entre o valor pelo qual você vendeu e o valor de compra.
Preencha o Carnê-Leão: Se a venda foi parcelada, os valores recebidos devem ser informados mensalmente.
Veja se tem isenção: Se o imóvel vendido era o único no seu nome e valia até R$ 440 mil, você pode ter direito à isenção.

Fique Atento a Esses Detalhes

Se financiado: Declare o valor total do imóvel em "Bens e Direitos" e o saldo devedor em "Dívidas e Ônus".
Se foi herança ou doação: O imóvel deve ser declarado desde o inventário.
Sobre o valor do imóvel: Evite declarar valores muito baixos para não levantar suspeitas.

O Que Acontece Se Eu Não Declarar?

Multa de 1% ao mês sobre o valor omitido (podendo chegar a 20%);
Possibilidade de cair na malha fina e precisar corrigir a declaração;
Dificuldade para vender ou financiar imóveis no futuro.

Dicas para Evitar Problemas

Se o imóvel passou por reformas ou valorização significativa, atualize o valor na declaração.
Guarde documentos importantes (IPTU, contratos, recibos de aluguel) por pelo menos 5 anos.
Para casos mais complexos (herança, usufruto, ganho de capital), consultar um contador pode evitar dores de cabeça.

Fazendo tudo direitinho, sua declaração fica em ordem e você evita problemas com a Receita Federal.

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